A Urbanização se dá ao crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial, onde a população rural migra para esses centros urbanos, deixando o campo.

Esse processo pode ocorrer devido a dois fatores: atrativos e repulsivos.

No primeiro caso, a população é movida pelas condições estruturais oferecidas pelas cidades, além da industrialização, oportunidades de empregos e condições de moradia melhores.

Já no segundo, isso acontece devido a substituição do homem pela máquina, o que força a população rural a ir para esses centros urbanos em busca de melhores condições, o que nem sempre acontece devido a quantidade populacional, resultando na formação de favelas e habitações irregulares.

Por fim, apesar da vantagem tecnológica e acessibilidade da urbanização, a mesma enfrenta consequências devido ao seu rápido processo de expansão, como: excesso de lixo, poluição (do ar, sonora e visual), violência, marginalização e possíveis inundações devido ao mau escoamento da água em locais precários.

A urbanização tem sim seus pontos positivos, mas precisamos entender todos os processos para que possamos minimizar o impacto de suas consequências negativas e aproveitar as novas oportunidades tecnológicas.

Atenciosamente, #TimeOrion

desenvolvimentoLocal #retomadaEconomica #indicadoresEconomicos #cidadesInteligentes #urbanizacao #tecnologiaSocial