DIAGNÓSTICO: IMPACTO DA PANDEMIA (COVID-19) NA ECONOMIA DA CIDADE DE BIRIGUI (2020)

APRESENTAÇÃO

O livro “Impacto da pandemia (Covid-19) na economia da cidade de Birigui (2020)”, tem por objetivo apresentar os resultados de pesquisa, cuja finalidade é conhecer o impacto da crise econômica na economia biriguiense.

Dessa forma, a pesquisa democratiza informações para o conhecimento da realidade econômica municipal evidenciando oportunidades e desafios para os agentes econômicos em seu processo de planejamento do desenvolvimento econômico local para o ano de 2021.

O levantamento teve como base um conjunto precioso e relevante de dados e o uso de sistemas inteligentes (softwares) de processamento e análise de dados. Esses sistemas realizam a extração, o cruzamento e a mineração de várias bases de dados transformando-as em informações qualificadas para a produção de novos conhecimentos.

Entre elas se destacaram: a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS); o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED); Cadastro Municipal de Empresas (CME) do IBGE; bases de dados do Ministério da Economia; Portal do MEI (Microempreendedor individual); Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados); Receita Federal, Junta Comercial do Estado de São Paulo e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Agradeço ao Sindicado das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (SINBI) pela oportunidade de utilização da plataforma tecnológica do Núcleo de Inteligência da Cadeia Produtiva Calçadista.

Em relação a estrutura do trabalho, a primeira seção da pesquisa analisa o fluxo de contratações, demissões e saldo do mercado de trabalho em 2020, ou seja, a empregabilidade local. Em seguida, é investigado os pedidos de seguro desemprego ao longo do ano.

Prof. Me. Marco Aurélio Barbosa de Souza

Faça download do livro completo em alta definição pelo link abaixo.