por Emanuel Naba

Conhecer a realidade econômica dos municípios é um elemento fundamental para se pensar nas estratégias de desenvolvimento econômico local, em especial, em momentos críticos como atual em que o país enfrenta uma das maiores crises econômicas da história da economia brasileira.

Dessa forma, para colaborar com o conhecimento da economia regional, o economista e pesquisador em economia local, professor Marco Aurélio Barbosa de Souza, tem realizado levantamento de dados das principais cidades da região. O objetivo é auxiliar no diagnóstico e no acompanhamento da dinâmica-econômica municipal disponibilizando pesquisas para nortear as ações e projetos dos agentes econômicos e das instituições que formam o ecossistema empreendedor das cidades.

Pesquisa recente desenvolvida por Souza apresentou o resultado do processo de abertura e fechamento de empresas de três importantes cidades da região noroeste: Araçatuba, Birigui e Penápolis.

As três cidades tiveram resultados positivos, ou seja, as aberturas superaram os fechamentos. A instalação de novas empresas totalizou 1.437 unidades e o fechamento 312 unidades, resultado em saldo de 1.125 empreendimentos.
É mais um sinal da recuperação das economias municipais do profundo choque adverso provocado pela crise pandêmica.

ARAÇATUBA
A cidade de Araçatuba apresentou saldo positivo de 595 empresas. Foram 843 empresas instaladas entre julho e agosto e 248 fechadas.
Entre os principais setores produtivos os destaques foram para o comércio varejista de artigos de vestuário e acessório com 72 empresas; em segundo lugar está o setor de promoção de vendas com 52 unidades; em seguida, cabeleireiros, manicures e pedicuras com 29 novas empresas e na quarta posição obras de alvenaria.
Em relação ao porte das empresas, o destaque é para a representatividade das microempresas que correspondem a 96,44% do total, em segundo lugar estão as demais categorias com 2,37% e na terceira posição as empresas de pequeno porte representando 1,19% do total.

BIRIGUI
No município de Birigui foram abertas 412 novos empreendimentos no período e fechados apenas 10 empresas, resultando em saldo positivo de 402 novos negócios.
As microempresas representaram 96,84%, as demais porte 2,37% e as empresas de pequeno porte 1,19%.
Entre os setores os destaques foram o comércio com a abertura de 146 empresas, em seguida a indústria com 61 unidades e, em terceiro lugar, o setor de construção com 48 novas empresas.
Analisando em detalhes as empresas instaladas do setor industrial, nota-se a diversificação do parque produtivo biriguiense, com a abertura de empresas de confecções; fabricação de papel e produtos de papel; produtos de metal; fabricação de móveis; produtos alimentícios; têxteis e calçados.

PENÁPOLIS
Houve a abertura de em julho e agosto de 182 novas unidades e o fechamento de 54 empresas, fazendo com que o saldo do período apresentasse resultado positivo de 128 unidades empresariais. Notou-se grande diversificação das atividades produtivas instaladas no período destacando-se os setores do comércio e serviços. Todavia, constatou-se também a instalação de atividades industriais. Como exemplos das atividades abertas estão a preparação de documentos e serviços de apoio administrativo; obras de alvenaria; atividade estéticas e de cuidado da beleza; comércio varejista de artigos de vestuário e acessório; fornecimento de alimentos preparados para consumo no domicílio; atividades odontológicas, comércio de bebidas; comércio de peças e acessórios novos para veículos automotores; entre outros.
Em relação ao porte das empresas, a representatividade maior foi das microempresas, com 179 unidades (98,3% do total)

Constatou-se que mesmo enfrentando uma profunda crise econômica, as maiores cidades da região, continuaram em trajetória de desenvolvimento, mantendo saldo positivo na abertura de novas empresas entre os meses de julho e agosto de 2020. São informações que potencializam o desenvolvimento local e a geração de empregos e renda através da abertura de novas empresas, a atração de investimentos, o desenvolvimento das empresas em atividade e o despertar de empreendedores para as oportunidades do mercado local.

24/10/2020

fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2020/10/24/aracatuba-birigui-e-penapolis-tem-saldo-positivo-na-abertura-de-novas-empresas/