A palavra estagflação é a junção das palavras “estagnação” e “inflação” e ela aparece quando um país passa por uma recessão juntamente com uma alta disparada dos preços.

Isso acaba gerando graves consequências para a população, pois pode resultar em demissões em massa à medida que o custo de vida cresce aceleradamente.

Esse fenômeno é uma das maiores ameaças ao desenvolvimento econômico e, no cenário em que nosso país se encontra de alguns anos para cá, o risco de sofrermos uma estagflação é grande.

Mas esse fator também ameaça atingir a economia global em 2023 depois do aumento da inflação, dos apertos dos Bancos Centrais e dos impactos que a invasão da Rússia na Ucrânia causaram nas ações ao redor do mundo.

Porém, alguns ainda têm uma visão mais estável do próximo ano, como diz Anneka Treon, diretora-gerente da Van Lanschot Kempen: “Os analistas precisarão ajustar para baixo suas estimativas de ganho […] Esperamos que a Europa veja uma contração econômica, os EUA provavelmente só serão capazes de mostrar um crescimento modesto e a China não alcançará mais suas próprias ambições”.

2023 será um ano onde a economia passará por grandes riscos, por isso devemos redobrar nossa atenção para essa peça tão fundamental para o desenvolvimento e crescimento do nosso país.

#TimeOrion

#diagnosticoEconomico #desenvolvimentoLocal #economia #noticias #pesquisaCientifca #previsoesEconomicas