As cicatrizes que a pandemia envolvendo o coronavírus deixaram na economia mundial são profundas: fechamento de empresas, piora nas contas públicas e desemprego em nível recorde. O estrago feito ou as perspectivas de recuperação variam para cada país, de acordo com a sua realidade e efetividade das medidas emergenciais adotadas pelo governo durante esse período.

Essas incertezas fazem com que todas as implicações possam levar alguns anos ainda para ser mensuradas, mas, apesar disso tudo, podemos vislumbrar com atenção algumas possibilidades que surgem nessa época de adaptações.

Relembrando o passado, já passamos por outros períodos sombrios, como a gripe espanhola ou o final da segunda guerra mundial e, apesar disso, todas deixaram a herança de mudanças.

Essa instabilidade econômica nunca foi uma barreira para os países, investidores ou empreendedores se reerguerem. Historicamente, empresários enxergam oportunidades em períodos pouco atrativos ou de incertezas.

Por fim, ao mesmo tempo em que discutimos medidas temporárias, precisamos visar o quanto elas podem ser duradouras. As organizações precisarão pensar além dos interesses dos acionistas, colocando a cooperação como ação complementar ao Estado, pensando em seus clientes, fornecedores, comunidade local e seus funcionários.

#TimeOrion

#desenvolvimentoLocal #retomadaEconomica #indicadoresEconomicos