Soluções

por | mar 1, 2021

Como podemos ajudar os municípios e seu ecossistema empreendedor?

Qual o resultado mensal, bimestral, anual, entre outros, do processo de abertura e fechamento de empresas?

Qual o fluxo de abertura de Microempreendedores Individuais? Essas MEIs representam novos empreendimentos ou são reflexos da precarização do trabalho?

As empresas do município exportam?

Quais tipos de produtos e para quais países?

Qual foi a evolução da inserção internacional do município e qual o resultado da balança comercial?

Quais são os principais países fornecedores e que produtos são importados?

Quais categorias de trabalhadores (por grau de instrução, sexo, idade, tipo de deficiência, raça, entre outros) foram impactadas pela pandemia?

Como tem se comportado o mercado de trabalho em relação ao fluxo de contratações, demissões e saldo?

Quais são os setores produtivos que apresentam saldo positivo ou negativo no emprego e de que forma o resultado está repercutindo na empregabilidade local?

Como evoluiu o estoque de empregos no município na última década?

Quais os tipos de empresas (micro, pequenas, médias e grandes) atingidas pela pandemia? Quais foram os setores (agropecuária, indústria, comércio, serviços) mais afetados? 

Como está organização a estrutura produtiva municipal (participação dos principais setores na quantidade de empresas instaladas na cidade)?

Onde estão localizadas as empresas (bairros e logradouros)? 

Onde estão localizados os principais corredores comerciais?

Qual foi a evolução do sistema bancário municipal em relação ao financiamento imobiliário e setor agrícola? Quais foram às evoluções da poupança acumulada, empréstimos e outras modalidades de crédito?

Qual a taxa de crescimento do PIB e do PIB per capita?

Qual foi o impacto da crise provocada pela pandemia na economia local?

 

 

Observatório Econômico

O Observatório de Inteligência Econômica Municipal é um sistema desenvolvido para produzir, apresentar e disseminar, estudos, pesquisas e indicadores econômicas da cidades brasileiras colaborando para o atendimento das demandas de informações dos agentes econômicos locais, além de subsidiar a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento municipal. 

Criamos um sistema que utiliza as tecnologias mais modernas de extração, mineração e apresentação de dados econômicos municipais